Sobre o IHGGI

INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE ITAPETININGA

Doravante denominado IHGGI, fundado em 22 de Junho de 2005, é uma associação civil de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede, domicílio e foro na cidade de Itapetininga – São Paulo, e que tem por fim precípuo promover o estudo e a divulgação da História, da Geografia e da Genealogia e suas ciências afins, bem como a realização de pesquisas, pareceres e informes técnicos relativos à recuperação, conservação, preservação dos bens históricos, arquitetônicos, geográficos, culturais e artísticos relacionados à Itapetininga e Região, regendo-se por Estatuto e pelas normas de seu Regimento Interno.

Da Direção do IHGGI

A Direção do IHGGI cabe a um grupo de confrades e confreiras que eleitos são entre os seus pares, a cada dois anos, para assumirem os destinos da entidade. Para o biênio de 2014 a 2016, encontram-se à frente do IHGGI, na sua diretoria, cuja ata de posse foi assinada em sessão solene, ocorrida na Câmara Municipal de Itapetininga, a 18 de julho de 2014, os membros:

Cargo Confrade/Confreira
Presidente Helio Rubens de Arruda e Miranda
Vice Presidente Silvania Santos Melo Franco
1º Secretária Lucas Adriano Ravacci
2º Secretário José Luiz Nogueira
1º Tesoureira Sergio Majewski
2º Tesoureiro Afrânio Franco de Oliveira Mello
Orador Roberto Lima de Lara
Membros do Conselho Carlos Henrique Salem Caggiano
Dirceu Campos
Noêmia Conceição Marini
Teotônio Affonso Pereira Junior
Waldomiro Benedicto de Carvalho

Dos quadros integrantes do IHGGI

Para melhor cumprir a sua missão, o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga se encontra organizado em três quadros de membros ativos na realização de pesquisas de interesse do instituto, a saber

  1. Quadro de confrades e confreiras efetivos, ou seja, personalidades de destaque no meio social, histórico e cultural de Itapetininga, empossados em cadeiras cujos patronos representam pelas afinidades de suas pesquisas, estudos e dedicação à historiografia itapetiningana.
  2. Quadro de confrade e confreiras pesquisadores, os quais, titulares de cadeira ou não, são isentos da presença física nas reuniões mensais do instituto, mas encontram-se vinculados pela realização de pesquisas tanto dentro quanto fora do município.
  3. Quadro de confrades e confreiras correspondentes, os quais, titulares de cadeira ou não, são similares aos integrantes do quadro de pesquisadores, porém com o diferencial de residirem fora do município de Itapetininga.

O Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga apresenta ainda quadro de membros honoríficos, a saber, o quadro de confrades e confreiras beneméritos e honorários no qual integram personalidades de relevante participação e expressão cultural no município e região.

Conheça a relação atual dos membros pertencentes aos diversos quadros de confrades e confreiras do IHGGI.

Do brasão e do Selo do IHGGI

brasao_base3

O brasão do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga é composto de um escudo, modelo moderno, subdividido em três campos.

  • O 1º campo, sobre fundo prata o “ex-libris” do jornal a província de São Paulo. simboliza a atuação do primeiro pesquisador de Itapetininga, o senhor Manoel Afonso Pereira Chaves, mais conhecido entre seus concidadãos como coronel Afonso, que publicou os primeiros estudos sobre a história de Itapetininga.
  • O 2º campo, também sobre fundo prata, um batelão com 3 componentes simbolizando a exploração do rio Itapetininga pelos engenheiros Theodoro Fernandes Sampaio, Francisco de Paula Oliveira e J. F. Washington de Aguiar, a partir de pedido da comissão geográfica e geológica da província de São Paulo, em 1886, sendo esta a primeira expedição científica sobre o rio Itapetininga.
  • No 3º campo aparece ladeada por duas ramas a Águia romana, na cor vermelha, característica da heráldica, simbolizando as pesquisas genealógicas e o objetivo de “voar alto e atentamente” nas pesquisas históricas, geográficas e genealógicas.

O brasão conta ainda com um listel, em ouro, que representa a conquista, escrito em letras pretas “IHGGI” sigla para Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga.

Selo do IHGGI

cropped-logo_png.png

Além do brasão, o IHGGI conta também com seu selo oficial, presente nas correspondências e documentos oficiais da entidade, assim como em suas honrarias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *