Do brasão e da logomarca do IHGGI

O brasão do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga é composto de um escudo, modelo moderno, subdividido em três campos

Brazão do IHGGI

– o 1º campo, sobre fundo prata o “ex-libris” do jornal a província de São Paulo. simboliza a atuação do primeiro pesquisador de Itapetininga, o senhor Manoel Afonso Pereira Chaves, mais conhecido entre seus concidadãos como coronel Afonso, que publicou os primeiros estudos sobre a história de Itapetininga.

– o 2º campo, também sobre fundo prata, um batelão com 3 componentes simbolizando a exploração do rio Itapetininga pelos engenheiros Theodoro Fernandes Sampaio, Francisco de Paula Oliveira e J. F. Washington de Aguiar, a partir de pedido da comissão geográfica e geológica da província de São Paulo, em 1886, sendo esta a primeira expedição científica sobre o rio Itapetininga.

– no 3º campo aparece ladeada por duas ramas a Águia romana, na cor vermelha, característica da heráldica, simbolizando as pesquisas genealógicas e o objetivo de “voar alto e atentamente” nas pesquisas históricas, geográficas e genealógicas.

O brasão conta ainda com um listel, em ouro, que representa a conquista, escrito em letras pretas “IHGGI” sigla para Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga.

Logomarca do IHGGI

Além do brasão, o IHGGI conta também com seu selo oficial, sua logomarca, presente nas correspondências e documentos oficiais da entidade, assim como em suas honrarias.

Helio Rubens de Arruda e Miranda

Presidente do IHGG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *